A Peregrinação... de Dulce Pontes

12-03-2017 16:44

É uma lusófona do mundo e, nesta "Peregrinação", percorre um caminho em dois cd's que fazem parte do novo álbum. Dulce Pontes, de 47 anos e mais de 25 de carreira, subiu ao palco do teatro Tivoli BBVA, para o concerto de apresentação deste novo trabalho, onde se incluiem inéditos da autoria da intérprete, canções em espanhol e recriações de músicas de Amália Rodrigues e José Afonso.

Fiel a si própria e num estilo "libertador", pisou o palco descalça, cabelo solto e sempre acompanhada de xailes ou túnicas esvoaçantes, que primam, cénicamente, por dar mais força ainda, se isso é possível, à sua interpretação e ao sentimento com que cunha a sua voz.

Ao piano e acompanhada por Marta Pereira da Costa na guitarra portuguesa, interpretou o fado "Grito" (Amália Rodrigues/Carlos Gonçalves), num registo fortemente emocional. Seguiram-se outros temas como "Nevoeiro", com poema de Fernando Pessoa e musicado pela artista, "Vá de Retro” da sua autoria e o tema tradicional "Cantiga da Roda" com adaptação de Dulce Pontes. Também se fez ouvir na sala "Bailado do Minho”, “Ele é que me canta a mim” ou “Meu amor sem Aranjuez", da conhecida composição de Joaquín Rodrigo (1901-1999), com letra desta multifacetada artista.

Nesta sua "viagem interior emocional e sobre a vida em tempos difíceis", espaço para o sotaque em espanhol em que a cantora, compositora e letrista interpretou “La Legienda del tiempo”, “Alfonsina y el Mar”, "Ay ondas que eu vin veer" em galaico-portugês do trovador Martim Codax, ou o tango “Maria de Buenos Aires”, de Astor Piazzolla, que dançou de forma sensual, o que provocou uma reação efusiva e expontanêa do público.

Tanto em palco como no novo trabalho, faz-se acompanhar pelos músicos Davidd Zaccaria (violoncelo), a já referida Marta Pereira da Costa (guitarra portuguesa), Juan Carlos Cambas (piano), Daniel Casares e André Ramos (guitarra), o multifacetado Amadeu Magalhães (cavaquinho, gaita de foles, flauta e concertina), Paulo Silva (percussão) e Hubert Jan Hubeek (saxo soprano).


A noite encerrou com uma das canções mais icónicas da cantora que convidou o músico e cantor português FF (Fernando Fernandes), que se encontrava na plateia, para com ela interpretar “Canção do Mar”. Surpreendido e emocionado, partilhou o palco com Dulce Pontes e juntos cantaram e encantaram,finalizando com chave de ouro este espetáculo... de Peregrinação.


Texto: Ana Clara Duarte

Supervisão: Anabela Santos

Revisão de textos: Isabel Baptista

Photos © Carlos Plácido

©Copyrights. Todos os diretos reservados

Contactos

NEWS IN&OUT https://www.facebook.com/news.in.out anabelasantos.rtp@gmail.com