CARMEN... de Bizet

26-01-2017 22:13

É cigana, fogosa e de uma beleza estonteante que cativa o sexo oposto. O seu temperamento não deixa ninguém indiferente. Ela é CARMEN.

A obra-prima de Bizet, é uma história de paixões avassaladoras, que decorre no século XIX, onde a protagonista se guia apenas pelo que o coração lhe dita, mantendo-se livre e independente de qualquer  homem ou lei... uma situação impensável na época. 

O espírito livre desta impetuosa mulher, faz com que se apaixone por D. José. É o princípio do drama a que a companhia de "Ballet Flamenco de Madrid" dá corpo, transformando a ópera num espectáculo intenso de bailado de flamenco contemporâneo, onde a música e a dança se conjugam de forma tão explosiva como a própria CARMEN

Em palco, o cenário minimalista, dá destaque não só aos intérpretes/bailarinos, como aos músicos que se encontram discretamente separados por uma tela que os focos de luz destacam, em certos momentos do desenrolar desta ópera/ballet. Não são necessários grandes artifícios. O guarda roupa, as interpretações e a energia dos artistas, são o suficiente para prender o público.

 Criada em 2001, esta companhia mantêm assim vivas as raízes tradicionais da dança espanhola, através de uma linguagem mais actual e dinâmica, mas mantendo a ousadia, a garra e a emoção do flamenco. E é assim que recria uma nova forma de apresentar esta ópera, que se adapta em absoluto à essência deste género de dança, imprimindo-lhe um cariz ainda mais forte de... sensualidade e paixão. 

Bizet criou esta história de paixão, drama e "emancipação" de uma mulher, em 1830... se a visse hoje, interpretada por esta companhia, teria vibrado com o "salero", a força e o dinamismo que a história adquire pelo impacto dos gestos e movimentos da dança.

O drama alcança um novo patamar, mais intenso, mais vibrante. O ingénuo D. José continua a cair de amores por CARMEN, mas a relação deste casal ainda se torna mais intensa com o cunho desta companhia. O drama de D. José, depois de ser trocado por Escamillo, um bravo toureiro, enlouquece-o e o público vibra com a intensidade deste misto de ópera versus flamenco. É uma combinação quase explosiva.

 

Se D. José enlouquece e jura matar CARMEN... já o público apaixona-se, enche a sala, e não se poupa a aplausos.

 

Jornalista: Isa Tavares e Anabela Santos

Photos @ Carlos Plácido

Revisão de Textos: Isabel Baptista

@Copyrights. Todos os direitos reservados

 

 

 

 


 

 


 

Contactos

NEWS IN&OUT https://www.facebook.com/news.in.out anabelasantos.rtp@gmail.com