Carminho canta Jobim

01-12-2017 23:40
Foram as palavras da grande artista brasileira Fernanda Montenegro que abriram o espectáculo de Carminho, na Altice Arena em Lisboa, naquela que foi a apresentação, em território nacional, do último trabalho da fadista, “Carminho canta Tom Jobim” e que encerrou a digressão de apresentação do disco de homenagem ao músico brasileiro. O som da Bossa Nova ecoou logo de seguida com “Sabiá” e “O Grande Amor”, permitindo a Carminho prestar a devida homenagem a Zé Pedro, dos “Xutos e Pontapés”, dedicando-lhe o concerto com o público a associar-se em grande ovação.

Carminho, fadista de créditos firmados, não só a nível nacional como internacional, aceitou o convite da família Jobim e mergulhou no cancioneiro do compositor brasileiro, num desafio que ela própria considera que não foi fácil, mas que muito a honrou e que lhe exigiu uma adaptação a um registo que não é o seu. O resultado pode ser estranho para alguns, mas é sem dúvida uma conquista ganha, por parte da intérprete.

E isso foi visível durante todo o espectáculo, em que contou com a presença em palco do filho e neto (Paulinho e Daniel) do próprio Jobim, no violão e ao piano, para além da presença de Marisa Monte. A ponte entre gerações e a demonstração de cumplicidade e respeito entre as duas cantoras, depois de Carminho também ter sido a convidada de Marisa, no EDP Cool Jazz, deste Verão.
A seguir a “Vou-te Contar” a sala sossega para escutar “Luiza”, “Meditação” e “Falando de Amor”. Já acompanhada ao violoncelo por Jacques Morelenbaun interpreta “Ventura” a que se seguiu um instrumental pela Banda Nova, com composição de Paulinho Jobim e precedido por um dos momentos aplaudidos de pé, com Carminho a cantar à capella, “O Meu Amor Marinheiro”.
Com a convidada dos concertos em Portugal, Marisa Monte, canta o tema do disco “Estrada do Sol” e a canção que as uniu, “Chuva no Mar”. Segue-se “Peixinhos” e “Vilarejo. Antes do encore ouve-se “Felicidade” e termina a noite com “Saudades do Brasil em Portugal”, “Wave” e “Estrada do Sol”. Sem dúvida uma nova “estrada” para Carminho, numa “onda” que a leva a novos patamares e sonoridades, demonstrativas da sua versatilidade.  
 
 
Jornalista: Anabela Santos
Revisão de textos: Isabel Baptista
Fotos: © Carlos Plácido
 

© Copyrights. Todos os direitos reservados

 

Contactos

NEWS IN&OUT https://www.facebook.com/news.in.out anabelasantos.rtp@gmail.com