SEFA... de 2 amores

02-02-2017 23:27

 

A canção de Marco Paulo... "Eu Tenho Dois Amores", que neste caso, aparentemente, em nada são iguais, define bem o que se pode encontrar na "SEFA -  Sesimbra Expressão Fotográfica Associação". Mas, apesar de não serem iguais, fundem-se apaixonadamente na motivação e no entusiasmo dos que fazem parte deste grupo, sejam eles os responsáveis, os associados ou amigos. Por um lado o amor à terra que os viu nascer, onde vivem ou onde criaram ligações, por outro a paixão pela fotografia.

É pela objectiva da câmara que apelam aos sentidos, sejam eles estéticos, emocionais ou até denunciantes porque, "uma imagem vale mais que mil palavras". Percorrem a vila e o concelho. Registam o que muitos "não vêem", romanceiam através do enquadramento e destacam, artisticamente, com olhar criativo.

Denunciam o que consideram estar incorrecto e esses registos, são memória futura que se perpetua.
Comemoram um ano de existência e "residem" num edifício histórico, recuperado pela edilidade, a "Casa do Bispo", em plena vila de Sesimbra.

Claro que as actividades comemorativas só podiam ser... através da foto. E foi assim que, entre apresentações audiovisuais temáticas, exposições e passeios fotográficos, se proporcionou o encontro entre os que têm sempre uma câmara como companheira (os telemóveis são uma alternativa mais básica), os curiosos por esta forma de expressão artística e os que simplesmente apreciam esta forma de arte.

Aprendiz na técnica, entre aberturas de diafragma, velocidade e outras funções que ajudam a criar um quadro perfeito, participar no passeio fotográfico foi uma experiência interessante. Única vantagem - conhecer o "terreno" a explorar fotograficamente. Para os menos conhecedores foi entregue um mapa com a sugestão de circuito. Antes do início do circuito, com partida da sede da SEFA, verifica-se o material e segue-se caminho à descoberta do melhor "shot"... e acreditem, são muitos os que se fazem.

No final e de regresso à "base", cada um escolheu a foto que considerava melhor, para apresentar. Sem "rede", sem photoshop, sem qualquer tratamento. A foto "pura e dura", tal como a máquina a captou, através do olhar do "artista". E o resultado foi no mínimo interessante.

A escolha dos participantes foi diversificada e, entre o grupo, muitos já conseguiam identificar a quem pertencia a foto pelo estilo, o tema ou o enquadramento. E ada um falou da sua escolha, do como e do porquê daquela foto que o representava. E com as opiniões de todos, a discussão quase se tornou numa aula de fotografia, onde se trocaram opiniões e conhecimentos.

Uma forma extremamente interessante de ocupar uma tarde... que passou num ápice. E se a imagem sempre fez parte da minha vida profissional, (como jornalista televisiva) agora consegui-la através da objectiva de uma câmara fotográfica fez despertar o interesse de saber mais, para potenciar e elevar o gosto de fotografar. Nada como um espaço como este, para o conseguir.

Um ano depois de um grupo de amigos se ter juntado para criar esta associação, num esforço conjunto de divulgação da fotografia, o percurso ainda vai no início, mas a caminho de bom porto. A dedicação e empenho dos elementos do corpo associativo é visível na forma como se dedicam às iniciativas. O ambiente é sobretudo de partilha e amizade. Porque a fotografia também é um meio de criar novas  amizades. Eu que o diga. Mas melhor do que as palavras... é a expressão fotográfica de alguns dos que frequentam a SEFA.

Melhor mesmo é ir até lá, participar num dos passeios e deixar a criatividade, emoção e espontaneidade serem captadas com um clique da câmara... mesmo que nunca tenha pensado em ser "fotógrafo". Vai gostar da experiência.


Jornalista: Anabela Santos
Revisão de textos: Isabel Baptista
Agradecimentos cedência de fotos: Carlos Plácido, Jorge Santos, Mário Gomes, José Manuel Arsénio e Ágata Castanheira

@Copyrights. Todos os direitos reservados

 

Contactos

NEWS IN&OUT https://www.facebook.com/news.in.out anabelasantos.rtp@gmail.com