Calema... A nossa vez

15-04-2018 18:01
 

Coliseu a aborrotar pelas costuras para assistirem ao espectáculo dos dois irmãos Fradique e António, de São Tomé e Príncipe. Dito assim muitos podem não saber quem são, mas se falarmos de Calema, o caso muda de figura. Esta dupla de irmãos são um dos maiores fenómenos dos últimos tempos e prova disso são os records de visualizações no Youtube, em Portugal, com um registo de 50 milhões de contactos.

São a revelação musical de 2017, de um persurso que começou em 2008, quando foram descobertos pelo produtor de Cesária Évora. Os então "Estrelas do Sul", como passaram a ser conhecidos, decidem vir para Portugal e lançam o seu primeiro album, dois anos depois de chegarem ao nosso país. O sucesso não se fez esperar e este duo sobe ao palco de uma das salas mais emblemáticas da capital. No Coliseu a música santomense fez vibrar o espaço, com um público completamente rendido aos ritmos de êxitos desta dupla.

Longe vão os tempos em que os fios de pesca ou fios eléctricos serviam para dar som às suas criações. Porque sempre contaram com o apoio dos pais, foi a eles que dedicaram este espectáculo, que consagra a vitória no mundo da música, com os sons, a cultura e o entusiasmo da terra natal. Se o salto para o actual êxito ocorreu em 2016, com o lançamento de "Vai", foi com a "Nossa Vez" que conquistaram, de forma indiscutível, uma legião de fãs. Por isso este tour só podia ter este nome... a Nossa Vez.

A vez de, ao vivo, interpretarem temas de sucesso como "Tudo por Amor", "Vai", "Bomukele" ou "Casa da Madeira", sempre acompanhados pelos músicos Bruno e Yuri na guitarra, RJ na teclas e Junior na bateria. Se momento houve que se pode destacar foi o que contou com a participação de João Pedro Pais, com "Mentira". Podemos garantir, com quase toda a certeza que, entre o público, poucos devem ter sido os que não cantaram este tema.

Tal como as ondas especiais no mar da costa africana, que trazem sempre alguma coisa, também este duo dos irmãos santomenses trazem sons com ritmos africanos que surpreendem pela diferença. São os Calema...

Jornalista: Maria Carlos Silva

Supervisão de texto: Anabela Santos

Fotos:  © Duarte Santos

 

 © Copyrights. Todos os direitos reservados

 

 

Contactos

NEWS IN&OUT https://www.facebook.com/news.in.out anabelasantos.rtp@gmail.com