Forever... Tango

06-05-2017 19:50

Não é por acaso que o tango é Património Mundial da Humanidade e um dos mais famosos estilos da actualidade. Reflexo do país latino onde nasceu mas, principalmente de uma forma de viver - os sons inflamam a alma e apoderam-se do corpo… Em "Forever Tango" viaja-se no tempo e através da música percorre-se a sua história. E que longa é a sua história. São mais de duas horas de espectáculo, onde brilha a orquestra ao vivo e onde os acordes se multiplicam entre solos exímios e a complexidade de um dos ritmos mais "calientes" a nível mundial.


Disso dão conta os seis pares de dançarinos que através da dança, dão a conhecer ao público a evolução deste estilo ao longo dos anos mais marcantes. Nascido no século dezanove, nas docas e bordéis da Argentina, o tango conquistou sem dificuldade, os salões europeus mais elitistas, arrebatados pela sensualidade e paixão deste estilo de dança.

Neste espectáculo, o protagonismo é partilhado pela orquestra que interpreta este estilo musical e pelos pares que desenvolvem a precisa e complexa coreografia, com a habilidade de uma paixão triste, onde a conquista e a separação se fundem num só.

Se o compasso de dois por quatro marca o ritmo, não é menos verdade que o "sentimento que se dança", proporciona momentos de arrebatamento, plenos de sensualidade. E quando se fala de tango, tem de se falar de um dos cantores que mais contribuiu para a sua fama... .Carlos Gardel. Indissociável deste estilo, a sua voz internacionalizou o tango, tornou-o uma referência e colocou Buenos Aires no mapa das cidades mais apaixonantes.

Se no início da sua existência a imoralidade era a "roupagem" deste género, conseguiu com o tempo, alcançar um patamar de elegância, arrojado, que se reconhece ao longo do espectáculo, através da evolução do guarda-roupa que os dançarinos vão usando. Luis Bravo é o maestro e fundador da companhia que se apresenta em Lisboa e no Porto. Para ele "o tango é música, drama, cultura e um estilo de vida".

"Forever Tango" apela aos sentidos, numa viagem musical e dançante que dá a conhecer a história do tango e a razão da intemporalidade de um dos estilos mais provocantes e arrebatadores a nível mundial.

Jornalista: Isa Tavares

Supervisão editorial: Anabela Santos

Revisão de Textos: Isabel Baptista

Photos: Créditos UAU Produções

©Copyrights. Todos direitos reservados

Contactos

NEWS IN&OUT https://www.facebook.com/news.in.out anabelasantos.rtp@gmail.com