João Gil... em noite de comemorações

17-12-2017 14:22
40 anos de carreira e 62 de idade são razões mais que suficientes para juntar em palco uma dezena de amigos e muitos mais do outro lado do palco, a cantar os parabéns a uma só voz, a um dos nomes dos mais conhecidos e reconhecidos do panorama musical português. João Gil celebrou esta dose dupla no palco da Praça de Touros de Lisboa, com casa cheia. Foi uma noite de emoções, com o intérprete e compositor a ser várias vezes surpreendido e a emocionar-se com as demonstrações de apreço do público e dos seus pares. A festa abriu com “Saudade” dos Shout, a que se juntou depois Celine da Piedade, que juntamente com João Gil, interpretaram “Timor”, marcando um início que prometia uma noite memorável. Assim foi.
Tiago Bettencourt e a sua “Esplanada”, antecedeu Filipe Pinto e o seu convite de “Deixa-te ficar na minha casa”, mas João Pedro Pais apresentou “Providência Cautelar” e o resultado foi “Memórias de um beijo” interpretado por Márcia. A noite ainda estava a começar, por isso Miguel Araújo cantou “Senta-te aí” e Tatanka levou os presentes ao “Fim do Mundo”. Era o “Preço do Amor”, como acentuou Rui Pragal da Cunha, e Ana Bacalhau interpretou logo de seguida, de forma magistral, “Xácara das Bruxas Dançando”. Até João Gil ficou conquistado pela energia desta “bruxa”. António Zambujo, a Ala dos Namorados que até soltaram um beijo, Luís Represas e Manuel Faria assim como Jorge Palma, foram os que pisaram o palco a seguir.

Sara Tavares também passou por lá e cantou “Perdidamente”, enquanto Rui Veloso chamou por “Nina”. Os Rio Grande trouxeram o “Caçador da Adiça” e o “Postal dos Correios”. Surpresa foi a presença de Tim, dos Xutos e Pontapés, que também acompanhou os Rio Grande. Carlão terminou o alinhamento da noite com “125 Azul”. A festa chegava ao fim com pai e filho a interpretar “Ao Sul”. João e Rafael Gil encerravam assim uma noite de excelência, depois de um desfilar de boas músicas e bons intérpretes, numa viagem que revisitou temas que fazem parte da história da música portuguesa.

Uma noite tão boa que até o Presidente da República e o ministro Mário Centeno não quiseram perder, ocupando lugares discretos no meio da plateia e vivenciando o espetáculo do princípio ao fim. Com todos os artistas já em palco, a festa chegou ao fim e João Gil está de parabéns. Desejamos-lhe muitos anos de vida… e muitas canções.
 
 
Jornalista: Anabela Santos
Fotos: © Carlos Plácido
Revisão de Textos: Isabel Baptista
 

© Copyrights. Todos os direitos Reservados

 

Contactos

NEWS IN&OUT https://www.facebook.com/news.in.out anabelasantos.rtp@gmail.com