Raul Solnado... e Telmo o pupilo

04-03-2018 15:18
Telmo Ramalho foi pupilo de Raul Solnado e é ele que sobe ao palco, sozinho, para homenagear o mestre do riso. A admiração pelo mestre começou bem cedo, quando numa viagem ao Porto, na companhia do pai, este lhe comprou uma cassete com os monólogos de Raul Solnado. Se então não achou muita graça, a verdade é que com o tempo a admiração foi crescendo ao ponto de ser uma inspiração para ser actor.

Com “Raul um espectáculo de homenagem a Solnado” presta o tributo ao professor e amigo que lhe deu força  inspiração para ser actor. Num palco sóbrio onde apenas se destaca o nome do homenageado, Telmo revisita os monólogos mais hilariantes da carreira de Solnado.
Quem não se lembra de “É do inimigo?” ou de “A guerra de 1908”. Reinterpretados com humor, Telmo marca o seu cunho com a introdução de momentos de improviso, ele que faz parte do grupo de improviso “Os Improváveis”, transformando o espectáculo acessível a um público transversal. Mesmo os mais jovens, que não conheceram Raul apreciam a actuação de Telmo e ficam curiosos para ver gravações deste nome incontornável do teatro português.
Vantagens da internet…

Raul Solnado tinha o dom de fazer rir, quando o quadro nacional restringia o dom da comédia, fosse em rádio, teatro e, mais tarde, televisão. Usava a comédia para fazer chegar uma mensagem, por vezes, mesmo sem falar. E este foi um espectáculo que lhe fez jus.
Telmo Ramalho mostrou que Raul Solnado tinha também outra aptidão de qualidade, a de um excelente mestre que soube guiar os amantes de representação. Telmo foi divertido, fez soltar gargalhadas, criou empatia com o público e teve o mérito de mostrar que há jovens comediantes de muita qualidade.
A homenagem vai estar no Auditório dos Oceanos, no Casino de Lisboa, até dia 1 de Abril. Depois segue para o Porto e sobe ao palco do teatro Sá da Bandeira, entre 5 e 22 desse mês. Com textos de Miguel Gila, Raul Solnado, Henrique Dias, Telmo Ramalho e encenação de Henrique Dias, vale a pena relembrar os melhores momentos da carreira de um dos actores mais queridos da comédia portuguesa, onde não faltam sorrisos e gargalhadas e até canções como o “Timpanas”, pela voz do actor que quis homenagear o mestre, e que termina com “Malmequer”.
Ovacionado de pé, o público premiou não só a “performance” do actor como o homenageado.
Como diria Raul Solnado… “Façam o favor de ser felizes”.
 
 
Jornalista: Maria Carlos Silva
Supervisão de texto: Anabela Santos
Revisora de Textos: Isabel Baptista
Fotos: ©Duarte Santos
© Copyrights. Todos os direitos reservados

 

 

Contactos

NEWS IN&OUT https://www.facebook.com/news.in.out anabelasantos.rtp@gmail.com