Tutus e pontas... no masculino

25-11-2017 16:34
A elegância nos “assemblé”, a leveza dos “jetés” ou “grand jetés”, a graciosidade nos “pas battu”, a técnica na sequência dos “brisé volé” e podíamos falar de mais uns quantos termos técnicos, para vincar que vamos mesmo falar de ballet clássico. A companhia “Les Ballets Trockadero de Monte Carlo” é uma companhia de dança clássica… diferente.

A técnica e mestria são indiscutíveis, a elegância e delicadeza estão lá, mas há muito mais para além do que se espera de uma companhia deste género. Os “Trock” são inesperados, divertidos, hilariantes, adjectivos que não correspondem à imagem das cenas de bailarinas de tutus e pontas.

Mas vamos por partes. Os “Trock”, como são carinhosamente chamados, são… homens. Homens que vestem tutus e dançam em pontas, uma tarefa já por si difícil para as mulheres, muito mais para eles. Mas quem os vê tem dificuldade em distinguir o género. O guarda-roupa é primoroso e eles excelentes profissionais, para quem todos os movimentos delicados, ou mais técnicos e complexos, parecem tão fáceis como beber um copo de água.

A vertente cómica é outra característica desta companhia, dirigida por Tory Dobrin, que de forma magistral consegue na altura certa, no momento certo, introduzir o humor, arrancando gargalhadas do público. E essa é uma constante no decorrer de quase duas horas de espectáculo, longe do silêncio habitual.
Com eles o “Lago dos Cisnes” ou os “pas de deux” ganham outra dimensão. A subtileza feminina está lá, os gestos delicados também, mas a masculinidade aparece de forma divertida, nos momentos mais inesperados criando situações de riso e boa disposição.

Os “Trock” são como bombons recheados, que nos surpreendem e nos encantam, num misto de prazer e divertimento. Um espectáculo que será apreciado tanto pelos que percebem de ballet, como pelos que não entendem nada deste género de dança.
Vale a pena ir conhecer estas bailarinas “macho” e perceber porque é que esta companhia continua a ser um sucesso mundial, 43 anos depois da estreia.
 
 
Jornalista: Anabela Santos
Fotos: © News IN&OUT e Fotos Divulgação
Revisão de textos: Isabel Baptista
 
 

© Copyrights. Todos os direitos reservados

 

Contactos

NEWS IN&OUT https://www.facebook.com/news.in.out anabelasantos.rtp@gmail.com